Terrible two…. e pela segunda vez!!

Alguma outra mamãe de dois filhos, três… ja pensou que por ter passado pela fase uma vez, a outra seria mais fácil? Ha ha ha, me enganei total, cá estou eu passando por essa fase novamente ( acho que entendem porque a demora das postagens!) Alice esta sendo mais “adolescente” que o Vinícius quando passou por essa fase, me retruca mais, me enfrenta mais, faz mais dramas (a Globo não sabe, mas tenho uma atriz e tanto em casa rsrsrs), as birras e choros também são mais intensos e muito demorado, ela tenta e quase me ganha na canseira, mas me mantenho firme e “forte”! Essa fase é difícil para eles, pois aprenderam muita coisa em pouco tempo e o entendimento fica cada vez melhor, então é comum que se sintam um pouco perdido em suas emoções, é preciso paciência, muuuuita paciência e amor!!

O que é a fase “Terrible Two”?

Conhecida como a adolescência dos bebês – ou “terrible two“, os terríveis dois em inglês – a crise dos dois anos é a fase em que a criança passa a se comportar de modo opositivo às solicitações dos pais.

Segundo psicológos,  este é um processo natural no desenvolvimento da criança, pois é o momento onde ela descobre e exercita a sua autonomia. Seu desafio é se tornar um ser separado e individual. Nesse período, alguns comportamentos “estranhos” começam a ser percebidos pelos pais, que ficam em dúvida de como lidar com a situação. Gritar, jogar-se no chão ou querer fazer tudo sozinho são alguns exemplos. ( link da matéria completa aqui!)

O que fazer? (o que fazemos?)

Temos empatia, nos colocamos no lugar dela, conversamos (nos abaixamos pra falar com ela como sempre fizemos, olho no olho), abraçamos, elogiamos e fazemos as correções naquilo que é demais. Alice é muito independente, gosta de fazer muitas coisas sozinhas como comer, tirar a roupa, brincar, pegar coisas, explicamos pra ela que ainda precisa de ajuda, ela chora, briga, tem personalidade forte e se deixar ela domina a casa toda, por ser a caçula da casa, dos avós de ambos os lado, ela recebe muito mimos, principalmente dos avós e aí, segura a manha e os dramas que ela faz, pedimos para os avós e tios não a tratarem como “aii tadinha dela” e fazer todas as vontade dela, senão o processo fica ainda mais difícil, mas também compreendemos que é difícil ficar sem os mimos deles!

As vezes damos um tempo pra ela.. e confesso que isso ajuda muito, quando ela acorda de mal humor, ou quando faz birra eu digo pra ela: Vou deixar você aí “pensando” , mamãe está aqui com o Vini, tá bom? E logo ela se junta a nós rsrs.

Não adianta, essa fase é terrível mesmo e precisamos ser o apoio e a segurança deles e ter muita paciência porque logo essa fase vai embora e como diz nossas mães e avós: virão outras fases minha filha rsrsrs! Então bora torcer para ser uma fase boa de lidar!

Força mamães e papais!!

alice

Exibidinha!! Quem vê essa carinha não imagina rsrs ❤

 

Grata sempre,

Signature

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

